Objetivos Educativos da 2.ª Secção

Sempre  que iniciares uma etapa do teu progresso, depois da Promessa, em cada uma destas áreas de desenvolvimento terás de escolher um trilho. Se tiveres dúvidas pede ajuda ao teu Guia.

Físico

  • Gosto de desenvolver as minhas capacidades.
    F1. Pratico atividades físicas em que testo as minhas capacidades e torno-me mais ágil, flexível e desembaraçado.

  • Conheço-me e aceito as mudanças que ocorrem em mim.
    F2. Aceito que o meu corpo está a mudar e respeito os diferentes ritmos de desenvolvimento quando me comparo com os outros.
    F3. Conheço o diferente ritmo de crescimento dos rapazes e raparigas e respeito o espaço próprio de cada um.

  • Vivo de forma saudável.
    F4. Sei equilibrar as minhas atividades físicas com o descanso e uma alimentação saudável.
    F5. Esforço-me por ter bom-aspecto e tenho hábitos regulares de higiene que contribuem para a minha saúde.
    F6. Identifico e evito comportamentos e substâncias prejudiciais à saúde.

Afetivo

  • Relaciono-me com os outros respeitando as diferenças.
    A1. Comprometo-me com o bem-estar e crescimento do grupo, mantendo uma relação amigável com os outros elementos.
    A2. Valorizo a minha família e assumo o meu papel no seio da mesma.
    A3. Expresso interesse e espírito crítico por uma forma de arte.
    A4. Aceito as diferentes formas de demonstrar sentimentos, nos rapazes e nas raparigas.

  • Sei gerir as minhas emoções.
    A5. Reconheço e exprimo as minhas emoções com naturalidade e sem magoar os outros.

  • Conheço-me e quero ser melhor.
    A6. Assumo as minhas qualidades e defeitos.
    A7. Reconheço os meus erros e procuro corrigi-los.
    A8. Empenho-me em ultrapassar as minhas dificuldades e melhorar tudo o que tenho de bom.

Carácter

  • Faço escolhas para abrir caminhos.
    C1. Conheço e compreendo a Lei do Escuta e os Princípios.
    C2. Assumo as minhas opiniões, participando, ativamente, nas decisões que me dizem respeito.
    C3. Escolho e participo em atividades que me ajudam a crescer.

  • Assumo as minhas escolhas.
    C4. Desempenho o papel que me é atribuído dentro dos grupos a que pertenço com responsabilidade e empenho.
    C5. Não desanimo perante as dificuldades e procuro sempre aprender com elas.
    C6. Prevejo as consequências que as minhas ações/decisões têm na vida dos grupos de que faço parte.

  • Vivo de acordo com as minhas ideias.
    C7. Defendo as ideias e comportamentos que me parecem corretos.
    C8. Demonstro que os meus comportamentos diários estão de acordo com a Lei do Escuta e os Princípios.


Espiritual

  • Procuro conhecer a Igreja de Cristo.
    E1. Conheço e compreendo a história dos heróis que procuraram alcançar a Terra Prometida, a partir da Aliança.
    E2. Conheço e percebo a mensagem contida nas parábolas e milagres de Jesus Cristo.
    E3. Descubro que somos Igreja e que nela todos temos um papel a desempenhar.

  • Vivo a Fé Cristã.
    E4. Sei que me relaciono com Deus sempre que faço oração pessoal e participo na oração comunitária.
    E5. Integro-me cada vez mais na minha comunidade paroquial, através da catequese, celebrando os sacramentos que a Igreja me propõe.
    E6. Identifico as principais diferenças e semelhanças entre as religiões.

  • Trabalho para a paz na Boa Ação.
    E7. Cuido e protejo a natureza consciente de que isso é importante para a vida das pessoas.
    E8. Falo da minha vivência em comunidade e convido outros a participar.

Intelectual

  • Procuro saber sempre mais.
    I1. Procuro descobrir o mundo que me rodeia, a partir das minhas experiências.
    I2. Conheço e utilizo diferentes meios de recolha da informação.
    I3. Descubro as minhas aptidões e aprofundo os assuntos que me interessam e podem ser úteis no futuro.

  • Procuro soluções quando identifico problemas.
    I4. Enfrento situações novas usando o que aprendi.
    I5. Consigo identificar, de forma organizada, as causas de um problema e propor soluções.

  • Sou criativo quando apresento aquilo que penso e imagino.
    I6. Aceito desafios que me fazem imaginar e criar coisas diferentes.
    I7. Utilizo de modo criativo diferentes formas de expressar ideias e emoções.

Social

  • Gosto de ser bom cidadão.
    S1. Dou exemplo de cumprimento das regras de boa convivência na comunidade.
    S2. Descubro a necessidade de participar nos vários grupos onde me integro .
    S3. Cuido do que é de todos.
    S4. Aceito as derrotas em todas as situações, com respeito e sem desanimar

  • Sou tolerante e solidário.
    S5. Sou sensível às situações de necessidade no meio que me rodeia e procuro ser útil na sua resolução.
    S6. Sei manter um diálogo, apresentando os meus argumentos com entusiasmo e ouvindo os dos outros.

  • Sei viver em grupo.
    S7. Reconheço as vantagens de trabalhar em grupo e contribuo com os meus conhecimentos e o meu trabalho.
    S8. Demonstro que sei orientar respeitando as suas opiniões.