Como viver uma Aventura/Expedição?


Ao longo  de um ano escutista vais viver algumas Aventuras, que é o nome dado aos projetos dos Exploradores. Uma Aventura é um conjunto de momentos e atividades que se desenvolvem ao longo de vários fins-de-semana de atividades (reuniões, jogos, oficinas,..).

No início de cada Aventura, o Conselho de Guias define as datas de início e fim dessa mesma Aventura e algumas ideias comuns, que devem estar presentes nos projetos de Aventura das Patrulhas. Também define a data do Conselho de Expedição para a Escolha da Aventura. Nesta altura, a tua Patrulha irá planear uma proposta de Aventura para apresentar ao Conselho de Expedição. Este Conselho é uma reunião onde todos os Exploradores debatem e tomam decisões sobre um assunto que seja importante para todos. No caso da Escolha da Aventura, o Conselho de Expedição reúne para que sejam apresentadas as propostas das Patrulhas e para que seja eleito, por votação individual de todos os Exploradores, o melhor Plano de Aventura apresentado. 

Após a Escolha da Aventura, as Patrulhas devem reunir para que os Guias ouçam dos elementos da sua Patrulha as sugestões de enriquecimento a levar ao Conselho de Guias e também, muito importante, que funções gostariam de assumir por forma a cumprirem o seu progresso. Assim o Guia irá bem preparado com sugestões de enriquecimento e com a proposta de progresso da sua Patrulha.

O Enriquecimento do Projeto eleito é feito pelo Conselho de Guias. 

Este poderá optar por alterar algumas atividades ou datas, aproveitar boas ideias de outros projetos e definir as funções específicas que cada elemento deverá ter na Preparação da Aventura.

O primeiro passo da Preparação da Aventura é a apresentação do Plano da Aventura a todos em Conselho de Expedição.

Neste momento começa o trabalho de todos os elementos, na preparação das Grandes Atividades: oficinas, angariações de fundos, jogos e dinâmicas... Preparação e vivência de tudo quanto tenha sido definido no Plano de Aventura.

A Realização das Grandes Atividades são sempre os momentos mais aguardados, pois foi para viver esses momentos que todos os elementos trabalharam e desempenharam as suas funções.

No final da Aventura, é feita a sua Avaliação, primeiro em Patrulha e depois em Conselho de Guias, para que não hajam os mesmo erros nas próximas Aventuras e para que estas sejam sempre melhor preparadas que as anteriores. 

Para a avaliação em Conselho de Guias os Guias devem, depois da Avaliação em Patrulha, levar o seu Caderno de Descobertas completo que servirá de base para o relatório da atividade, bem como o progresso cumprido pelos elementos da sua Patrulha. No final da avaliação cada Patrulha deverá acrescentar um resumo da avaliação ao seu Caderno de Descobertas.

Para dar como terminada a Aventura é vivido um momento de Expedição de celebração, cujo principal objetivo é marcar o Encerramento da mesma e fazer a entrega das insígnias conquistadas.

É muito importante que exista um Painel bem visível na tua Base para que todos percebam como está a Aventura.